Utilização de cada Pokémon no jogo (Opinião)
Neste tópico, exploramos a utilização, os pontos fortes, os pontos fracos e as melhores funções de cada Pokémon. Esta é apenas uma opinião e pode conter informações incorretas ou imprecisas. Verifique antes de utilizá-las no jogo.
Bulbasaur – Pontos fortes, pontos fracos e melhores funções
Bulbasaur possui um dos designs mais encantadores entre os iniciais. Seu corpo pequeno e robusto e seus grandes olhos brilhantes lhe conferem uma aparência amigável, enquanto o bulbo de planta em suas costas o torna instantaneamente reconhecível e simbólico de crescimento e potencial. A combinação de características reptilianas e elementos da natureza cria um design que transmite fofura, naturalidade e muita personalidade.
I. Pontos Fortes Principais (Todas as Gerações)
1. Excelente Tipagem (Grama/Veneno)
A tipagem dupla de Bulbasaur lhe confere diversas vantagens naturais:
Forte resistência a:
Água
Elétrico
Lutador
Fada
Grama
Imunidade a golpes de status do tipo Pó/Esporo graças à imunidade ao tipo Grama (Geração 4+).
2. Acesso a Golpes de Status Confiáveis
Bulbasaur aprende muitos golpes utilitários desde cedo:
Pó do Sono
Pó Venenoso
Semente Sanguessuga
Isso o torna incrível para batalhas focadas em controle.
3. Boa Resistência no Início do Jogo
Bulbasaur possui alta Defesa Especial e Defesa estável para seu estágio, permitindo que ele aguente golpes melhor do que outros iniciais em níveis baixos.
4. Excelentes Confrontos no Início do Jogo (especialmente na Geração 1)
Derrota muitos Treinadores do início do jogo
Tem vantagem sobre os dois primeiros Líderes de Ginásio da Geração 1 (Brock e Misty)
Lida com muitos Pokémon selvagens comuns do início do jogo com facilidade
5. Ótimas Ferramentas de Sustentação
Bulbasaur pode se curar enquanto causa dano:
Semente Sanguessuga
Mega Dreno / Giga Dreno
Síntese
Isso permite que ele permaneça em batalha por mais tempo do que a maioria dos Pokémon do início do jogo.
II. Pontos Fracos
1. Diversas Fraquezas Comuns
Suas fraquezas incluem:
Fogo
Voador
Gelo
Psíquico
Esses tipos aparecem frequentemente em muitas regiões do jogo.
2. Não é um Pokémon de Alta Velocidade
Bulbasaur tende a agir em segundo lugar, dificultando ataques agressivos, a menos que esteja preparado.
3. Dano Causado Pode Ser Mediano
Embora resistente, seu poder ofensivo é:
Bom no início do jogo
Moderado no meio do jogo
Superado no final do jogo por Pokémon do tipo Grama mais fortes (dependendo da geração)
4. Conjunto de Movimentos Previsível
A maioria das builds de Bulbasaur/Ivysaur/Venusaur se baseia em estratégias semelhantes:
Status
Semente Sanguessuga
Ataques do tipo Grama
Em partidas competitivas, os oponentes podem se preparar para esses ataques.
III. Melhores Funções para Bulbasaur (Por Geração do Jogo)
A função do Bulbasaur varia dependendo da mecânica e do balanceamento de cada geração.
Geração 1 (Vermelho/Azul/Amarelo, FireRed/LeafGreen)
Melhor Função: Inicial de Nível S para o início do jogo / Controlador de Status
Domina os primeiros Ginásios
Melhor inicial defensivo
Melhor acesso a Pó do Sono + Semente Sanguessuga, uma combinação poderosa na mecânica da Geração 1
Forma o núcleo de muitas estratégias de "controle"
Função Ideal:
Tanque para aplicar status
Uma opção confiável para progredir no jogo casual
Geração 2 (Ouro/Prata/Cristal, HG/SS)
Melhor Função: Parceiro Utilitário Defensivo
Os tipos Grama em geral são mais fracos devido a muitos novos counters
Ainda ótimo com Pó do Sono + Semente Sanguessuga
Excelente contra certos Líderes de Ginásio (ex: Chuck, Steelix da Jasmine com setup)
Função Ideal:
Tanque de suporte
Espalhador de status
Estabilizador de meio de jogo
Geração 3 (Rubi/Safira/Esmeralda – quando transferido)
Melhor Função: Tanque Balanceado com Especial Viés
Os tipos Grama continuam sendo de nicho, mas Venusaur ganha golpes fortes como Bomba de Lodo.
Funciona bem em batalhas onde status e sustentação são valiosos.
Função Ideal:
Atacante especial resistente
Especialista em stall com Semente Sanguessuga
Especialista anti-Água/anti-Terra
Geração 4 (D/P/Pt, HG/SS via transferência)
Melhor Função: Atacante Especial + Impulsionador de Crescimento
A divisão Físico/Especial beneficia muito a linha evolutiva de Bulbasaur:
Bomba de Lodo (especial)
Bola de Energia / Dreno de Energia (especial)
Torna-se mais flexível ofensivamente.
Função Ideal:
Tanque ofensivo com suporte
Troca confiável contra Pokémon do tipo Água/Terra resistentes
Geração 5 (BW/BW2)
Melhor Função: Varredor de Sol (Graças à Clorofila)
Venusaur (evolução final) se torna um excelente varredor de sol com:
Clorofila (velocidade dobrada sob o sol)
Crescimento, que aumenta ambos os ataques
Opções de Raio Solar + Pó do Sono
Até mesmo Bulbasaur se beneficia muito dessas mecânicas no jogo ou em partidas competitivas.
Função Ideal:
Atacante rápido com suporte sob o sol
Varredor especial versátil
Geração 6 (XY, ORAS)
Melhor Função: Tanque Megaevolutivo (após a evolução completa)
Embora Bulbasaur em si não possa Megaevoluir, sua linha evolutiva recebe:
Mega Venusaur, um dos melhores tanques em Pokémon
Gordura Espessa reduz as fraquezas a Fogo/Gelo
Bulbasaur se beneficia muito ao evoluir para essa potência.
Função Ideal:
Resistente e confiável para o início do jogo
Geração 7 (SM/USUM, Let's Go)
Melhor Função: Suporte e Controle
Semente Sanguessuga + Pó do Sono continuam fortes
Em Let's Go Pikachu/Eevee, é extremamente útil devido à Pokédex menor e à disponibilidade inicial.
Função Ideal:
Controlador confiável no início e meio do jogo
Distribuidor de status para capturar Pokémon
Geração 8 (Sword/Shield, BDSP)
Melhor Função: Tanque de Sustentação Dynamax
Bulbasaur pode usar Movimentos Max após evoluir
Tipos Grama se beneficiam dos bônus de terreno do Max Overgrowth
Excelente para concluir Max Raid Battles quando totalmente evoluído.
Função Ideal:
Suporte em terreno de grama
Atacante especial resistente
Geração 9 (Escarlate/Violeta – somente transferência)
Melhor Função: Quebrador de stall em formatos de Pokédex limitada
Grama/Veneno não é tão central aqui, mas Bulbasaur ainda é bom em:
Neutralizar Pokémon do tipo Água resistentes
Desgastar oponentes com status
Apoiar equipes com Semente Sanguessuga
Função Ideal:
Tanque de suporte com foco em nicho
Parceiro de stall com hazards
IV. Bulbasaur como Pokémon: Qual função VOCÊ deve usar?
Para jogo casual
Líder inicial
Tanque confiável
Distribuidor de status para capturar Pokémon
Especialista contra tipos Água/Terra/Fada
Para jogo estratégico
Unidade de controle com Pó do Sono + Semente Sanguessuga
Suporte para controle de terreno (Geração 8+)
Ataque solar (Geração 5+)
Tanque que se beneficia de Crescimento e Bomba de Lodo (Geração 4+)
Para iniciantes
Bulbasaur é um dos iniciais mais amigáveis ��para iniciantes, especialmente nas gerações mais antigas.
Linha evolutiva do Charmander – Pontos fortes, pontos fracos, funções e notas sobre a aparência
O Charmander possui um dos designs mais adoráveis ��e icônicos da série. Seu corpo laranja brilhante, grandes olhos expressivos e a chama quente em sua cauda lhe conferem uma aparência amigável e corajosa — até mesmo os iniciantes se sentem imediatamente conectados a ele. Conforme evolui, o Charmeleon ganha uma aparência elegante e mais afiada que reflete crescente confiança e força.
O design do Charizard é majestoso e feroz: asas largas, postura poderosa e características de dragão o tornam heroico sem ser intimidador. Seu design captura perfeitamente a fantasia de criar um pequeno parceiro até que ele se torne um poderoso dragão voador, o que é um dos principais motivos pelos quais ele é amado em todo o mundo.
I. Pontos fortes principais (Todas as gerações)
1. Tipo ofensivo forte
A linha evolutiva do Charmander é voltada para um estilo de jogo agressivo.
Fogo (Charmander/Charmeleon)
Fogo/Voador (Charizard)
Golpes do tipo Fogo oferecem grandes vantagens contra:
Inseto
Grama
Gelo
Aço
Charizard se beneficia especialmente de golpes poderosos como:
Lança-chamas
Corte Aéreo
Explosão de Fogo
Onda de Calor
Investida de Chamas
Raio Solar (Equipes de Sol)
2. Alto Ataque Especial (e opções físicas posteriores)
Charizard possui um ótimo Ataque Especial, tornando-o ideal para varrer o time adversário e derrotar múltiplos oponentes.
A partir da Geração 4 (divisão físico/especial), Charizard também ganha:
Garra do Dragão
Investida de Chamas
Terremoto
Acrobacias
Isso permite que ele use conjuntos mistos de forma eficaz.
3. Alta Velocidade
A linha evolutiva de Charmander é consistentemente rápida, frequentemente atacando antes do oponente.
4. Megaevoluções Incríveis (Geração 6–7)
Charizard possui duas formas, cada uma com uma especialidade diferente:
Mega Charizard X → Poderoso Pokémon Físico Dragão/Fogo
Mega Charizard Y → Destruidor Especial Fogo/Voador contra o sol
Essas estão entre as Megaevoluções mais fortes já criadas.
5. Excelente Sinergia com o Clima Ensolarado
Charizard prospera sob a luz do sol:
Raio Solar instantâneo
Golpes de Fogo potencializados
Beneficia-se de companheiros de equipe com Clorofila
II. Principais Fraquezas
1. Início de Jogo Frágil (Especialmente na Geração 1)
Charmander tem dificuldades no início do jogo devido a:
Baixa Defesa
Desvantagens contra os primeiros Ginásios (Pedra, Água)
2. Fraqueza quádrupla a Pedra (Apenas Charizard)
A maior fraqueza de Charizard:
Golpes do tipo Pedra causam dano quadruplicado
Stealth Rock (no competitivo) remove metade do seu HP ao entrar em campo
3. Fraquezas Comuns
Ao longo das gerações, ele é fraco contra:
Água
Pedra
Elétrico (após evoluir)
Terra (para Mega Evolução)
Dragão (para Mega Evolução)
III. Melhores Funções para a Linha evolutiva de Charmander (Por Geração)
Charmander muda bastante dependendo da geração e das mecânicas do jogo.
Geração 1 (Vermelho/Azul/Amarelo, FireRed/LeafGreen)
Melhor Função: Atacante de Final de Jogo
Charmander é sólido no meio do jogo e excelente no final.
Aprende Corte (alta taxa de crítico)
Charizard ganha golpes fortes do tipo Fogo
Bom contra Insetos/Plantas no final do jogo na Victory Road
Alta Velocidade + Ataque Especial tornam Lança-chamas mortal
Função do Jogador:
Atacante especial rápido
Carregador confiável no final do jogo
Geração 2 (Gold/Silver/Crystal, HG/SS)
Melhor Função: Atacante Especial com Cobertura de Nicho
Charizard tem acesso a:
Lança-chamas
Ataque de Asa
Terremoto
Combo Dia Ensolarado + Raio Solar
Tipos Fogo não são tão dominantes, mas Charizard ainda é muito útil.
Função do Jogador:
Atacante versátil
Atacante especial potencializado pelo sol
Geração 3 (R/S/E, FR/LG, Colosseum/XD)
Melhor Função: Atacante Misto
Esta geração dá ao Charizard:
Cobertura de Hidden Power
Dragon Claw
Brick Break
Overheat
Ótimo para derrotar alvos variados.
Função do Jogador:
Atacante misto rápido
Boa opção contra Pokémon do tipo Inseto/Grama
Forte em batalhas em dupla graças ao Heat Wave
Geração 4 (D/P/Pt, HG/SS)
Melhor Função: Atacante misto de alta velocidade
A divisão entre ataques físicos e especiais aumenta consideravelmente o poder do Charizard:
Flare Blitz (Físico)
Air Slash (Especial)
Dragon Claw (Físico)
Charizard pode escolher qualquer estilo ofensivo ou combiná-los.
Função do Jogador:
Atacante versátil
Quebra-defesas contra tipos Grama/Aço resistentes
Geração 5 (BW/BW2)
Melhor Função: Monstro com bônus de Sol
Ninetales com Drought permite luz solar permanente em partidas competitivas.
Charizard se torna muito forte
Poder Solar (Habilidade Oculta) aumenta ainda mais o Ataque Especial
Função do Jogador:
Atacante solar
Quebra-defesas especial
Usuário de Raio Solar
Geração 6 (XY, ORAS)
Melhor Função: Ameaça Competitiva à Mega Evolução
Mega Charizard X
Tipo Fogo/Dragão
Garras Fortes aumenta o poder de golpes físicos
Resistência e Ataque incríveis
Um dos melhores usuários de Dança do Dragão da série
Mega Charizard Y
Sol imediato
Ataque Especial massivo
Os maiores Raios de Fogo da série principal
Função do Jogador:
Mega atacante (físico ou especial)
Líder de equipe sob o sol
Finalizador de jogo
Geração 7 (SM/USUM, Let's Go)
Melhor Função: Versátil e Completo
As Mega Evoluções continuam poderosas. Charizard também:
Aprende Movimentos Z
Funciona bem em batalhas em dupla com Onda de Calor
Beneficia-se de várias opções de tutor de movimentos
Função do Jogador:
Atacante misto
Poderoso na Mega Evolução
Atacante com Movimentos Z
Geração 8 (Espada/Escudo)
Melhor Função: Atacante com Tempestade de Fogo Gigantamax
Charizard Gigantamax ganha:
G-Max Incêndio Selvagem → efeito de dano contínuo nos oponentes
Movimentos Dynamax de Fogo e Voador muito fortes
Aumentos de velocidade com Corrente de Ar Máxima (Aumento de Velocidade)
Função do Jogador:
Atacante Gigantamax
Unidade de pressão de terreno/dano contínuo
Chefe de Reide para Batalhas Max Raid
Geração 9 (Escarlate/Violeta – transferência)
Melhor Função: Atacante com Terastallização
Charizard pode se Terastallizar em:
Fogo → Dano máximo
Dragão → Ataque surpresa + Resistências
Voador → Uso forte de Tera Blast
Terrestre → Cobertura contra Pedra/Elétrico
Grama → Técnica surpresa anti-Água
Função do Jogador:
Atacante Tera Blast ofensivo e versátil
Quebrador de velocidade
Usuário de Sol com companheiros de equipe com Protossíntese
IV. Melhores Funções Gerais do Jogador (Todas as Gerações)
Independentemente da versão do jogo, os jogadores devem usar a linha evolutiva de Charmander como:
1. Atacante Ofensivo
Rápido
Poderoso
Ótima cobertura
2. Carregador de Final de Jogo
Especialmente em jogos onde os Ginásios iniciais são difíceis (Geração 1).
3. Ás da Equipe de Sol
A partir da Geração 2, mas especialmente das Gerações 5 a 9.
4. Usuário de Cobertura Voadora (Charizard)
Troca para tipos Grama/Inseto com facilidade.
5. Especialista em Ataque Misto
A partir da Geração 4, Charizard consegue derrotar mais tipos do que quase qualquer outro inicial.
Linha evolutiva do Squirtle – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Notas sobre a Aparência
O Squirtle possui um design encantador e amigável. Seu corpo azul, liso e arredondado, e seus olhos brilhantes lhe conferem uma personalidade fofa e acessível, enquanto o pequeno casco de tartaruga o faz parecer robusto e adorável. A cauda enrolada adiciona um charme brincalhão, fazendo com que o Squirtle pareça um parceiro divertido e confiável.
À medida que evolui, a cauda fofa e as nadadeiras auriculares do Wartortle lhe conferem um toque mítico e elegante, e a forma de tartaruga blindada do Blastoise, com seus canhões duplos, parece poderosa sem perder sua aparência heroica e confiável.
I. Pontos Fortes Principais (Todas as Gerações)
1. Excelentes Estatísticas Defensivas
A linha evolutiva do Squirtle é feita para durabilidade:
Boa Defesa
Boa Defesa Especial
HP Estável
Isso a torna uma das linhas iniciais mais resistentes.
2. Excelente tipo Água
Água pura é um dos melhores tipos defensivos:
Apenas duas fraquezas (Grama, Elétrico)
Resistências a:
Fogo
Água
Aço
Gelo
Isso torna Squirtle consistentemente confiável em todos os jogos.
3. Acesso a movimentos de suporte e utilidade
A linha evolutiva de Squirtle aprende vários movimentos de utilidade valiosos:
Giro Rápido (remove hazards)
Cauda Aquática / Cachoeira
Defesa de Ferro
Anel Aquático
Falsa (em alguns jogos via cruzamento)
Quebra de Casco (Geração 5+) — ainda mais forte em gerações posteriores
Escaldar (Geração 5+) — dano + chance de queimadura
Isso torna Blastoise flexível e valioso para a composição da equipe.
4. Mega Evolução Forte (Gerações 6–7)
Mega Blastoise ganha:
Habilidade Mega Lançador
Aprimoramento dos golpes Aura e Pulso
Pulso d'Água
Pulso Sombrio
Pulso do Dragão
Esfera de Aura
Isso confere a Mega Blastoise uma excelente pressão ofensiva.
5. Desempenho Consistente em Todas as Gerações
Alguns iniciais oscilam em força dependendo da mecânica.
A linha evolutiva de Squirtle permanece sólida e confiável em todas as gerações, sem exceção.
II. Principais Fraquezas
1. Cobertura Ofensiva Limitada (Primeiras Gerações)
Nas Gerações 1–3, especialmente:
Poucos golpes fortes fora do tipo Água
Alguns golpes de cobertura são obtidos tardiamente ou apenas por MT
Depende de Surf/Hidro Bomba para causar dano principal
2. Velocidade Reduzida
A linha evolutiva de Squirtle tende a agir mais tarde na batalha. Isso significa:
Não consegue varrer o time adversário com tanta facilidade
Depende mais da sua resistência, não de ataques rápidos
3. Vulnerável a Grama/Elétrico
Esses tipos aparecem com frequência em rotas e ginásios no meio do jogo.
4. Quebra-casco é arriscado (Gerações posteriores)
Embora poderoso, reduz a resistência, o que vai contra o estilo naturalmente resistente da linha evolutiva.
III. Melhores funções para a linha evolutiva do Squirtle (por geração)
Cada geração altera os pontos fortes e as funções ideais do Blastoise.
Geração 1 (R/B/Y, FR/LG)
Melhor Função: Inicial com Alta Resistência e Alta Confiabilidade
Squirtle é indiscutivelmente o inicial mais fácil da Geração 1 para iniciantes:
Domina o início do jogo
Ótimo contra Brock
Bom contra muitos oponentes no meio do jogo
Surf é extremamente forte nas mecânicas da Geração 1
Função do Jogador:
Tanque especial resistente
Progressor confiável
Usuário de Surf mais tarde
Geração 2 (G/S/C, HG/SS)
Melhor Função: Defensor Utilitário
Os tipos Água continuam fortes e Blastoise tem um desempenho consistente.
Acesso a movimentos como Giro Rápido
Ainda muito resistente
Ótimo contra muitos Pokémon da Equipe Rocket
Função do Jogador:
Especialista anti-Fogo e anti-Terra
Pivô defensivo
Removedor de hazards (HG/SS)
Geração 3 (R/S/E, FR/LG)
Melhor Função: Tanque Balanceado
A divisão entre físico e especial ainda não ocorreu, então Água é sempre Especial.
Blastoise se torna:
Bom usuário de Surf
Bom usuário de Rapid Spin
Tanque estável para o meio e fim do jogo
Função do jogador:
Usuário de Rapid Spin defensivo
Especialista em Pokémon do tipo Água
Suporte utilitário
Geração 4 (D/P/Pt, HG/SS)
Melhor função: Tanque Especial + Usuário de Rapid Spin
Após a divisão de movimentos:
Water Pulse / Surf / Aqua Tail têm melhor distribuição de golpes
Blastoise ganha mais cobertura
Rapid Spin se torna mais valioso
Função do jogador:
Tanque confiável
Remoção de hazards
Atacante de suporte
Geração 5 (BW/BW2)
Melhor função: Tanque com Scald e Surpresa com Shell Smash
Dois grandes aprimoramentos:
Scald aumenta a chance de queimadura + dano de água
Shell Smash transforma Blastoise em um sweeper perigoso
Blastoise se torna muito mais versátil.
Função do Jogador:
Espalhador defensivo de Scald
Removedor de Shell Smash
Atacante versátil
Geração 6 (XY, ORAS)
Melhor Função: Mega Lançador de Canhão (Mega Blastoise)
Mega Blastoise é uma das melhores Mega Evoluções já criadas:
Ataque Especial excelente
Cobertura de tipos enorme
Muito resistente
Extremamente consistente
Função do Jogador:
Mega atacante especial
Removedor de hazards + causador de dano
Anti-Fantasma/Psíquico com Dark Pulse
Geração 7 (SM/USUM, Let's Go)
Melhor Função: Tanque versátil / Mega Sweeper
Mega Evoluções ainda existem e Blastoise recebe novas opções de aprendizado de movimentos:
Fake Out
Icy Wind
Aura Sphere
Muito versátil.
Função do Jogador:
Tanque com resistência mista
Mega Sweeper especial
Pokémon versátil anti-meta
Geração 8 (Espada/Escudo)
Melhor Função: Atacante Dynamax com Quebra de Concha
Blastoise ganha uma forma Gigantamax, com:
G-Max Cannonade (efeito de dano contínuo como G-Max Wildfire)
Aumento de resistência
Melhores oportunidades de setup
Função do Jogador:
Tanque/atacante Gigantamax
Quebra de Concha + Finalizador de Movimento Max
Usuário de terreno Água em batalhas em dupla
Geração 9 (Escarlate/Violeta – transferência)
Melhor Função: Tanque Tera Versátil
A Terastallização permite que Blastoise:
Remova a fraqueza a Elétrico com Tera Terra
Remova a fraqueza a Grama com Tera Tera Fogo
Aumente o dano STAB de Água com Tera Água
Assuma funções inesperadas
Função do Jogador:
Tanque Tera
Atacante Tera (Quebra de Concha)
Pivô defensivo
IV. Melhores Funções Gerais para Squirtle (Todas as Gerações)
Em todos os jogos principais, os jogadores devem usar Squirtle/Blastoise como:
1. Tanque Defensivo
Resiste muito bem a golpes e mantém presença no campo de batalha.
2. Especialista em Tipo Água Confiável
Perfeito para jogadores que buscam estabilidade e consistência.
3. Controlador de Hazards (Rapid Spin)
Especialmente valioso nas gerações intermediárias e finais.
4. Estabilizador de Meio e Fim de Jogo
Se sua equipe estiver desequilibrada, Blastoise resolve os problemas.
5. Atacante Surpresa (Shell Smash)
As gerações posteriores permitem que Blastoise se torne uma forte ameaça ofensiva.
6. Canhão de Mega Evolução (Gerações 6-7)
Um dos melhores "tanques de vidro" com Mega Launcher.
LINHA EVOLUTIVA DO CATERPIE – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Observações
Caterpie possui um dos designs mais fofos e inofensivos do início do jogo em toda a série. Seu corpo verde brilhante, olhos redondos e gentis e pequenas antenas vermelhas o tornam amigável em vez de intimidador. Ele captura perfeitamente o charme de uma pequena criatura da floresta com a qual você gostaria de fazer amizade em uma aventura.
A forma de casulo do Metapod parece simples, mas simbólica, representando o crescimento.
Os olhos grandes e expressivos e as asas delicadas e coloridas do Butterfree lhe conferem uma bela elegância semelhante à de uma borboleta, que transmite esperança e vida. É um dos designs de inseto mais icônicos e adoráveis ��da história de Pokémon.
I. Pontos Fortes Principais (Todas as Gerações)
1. Um dos Pokémon de Evolução Mais Rápida no Início do Jogo
Caterpie evolui muito rapidamente:
Nível 7 → Metapod
Nível 10 → Butterfree
Isso permite que os jogadores tenham um Pokémon totalmente evoluído incrivelmente cedo, muitas vezes antes do primeiro Ginásio. 2. Butterfree possui excelentes movimentos de utilidade para o início do jogo
Butterfree aprende:
Confusão / Rajada de Vento (STAB inicial)
Pó do Sono
Pó Venenoso
Esporo Atordoante
Pó do Sono, em especial, torna Butterfree um ótimo Pokémon para capturar outros Pokémon e controlar batalhas.
3. Excelente para espalhar status
Butterfree é um dos primeiros Pokémon que pode usar de forma confiável:
Pó do Sono
Esporo Atordoante
Pó Venenoso
Tóxico (TM)
Isso o torna valioso mesmo quando seu dano é modesto.
4. Ataque Especial Sólido (para o início do jogo)
Butterfree é surpreendentemente forte no começo:
Confusão inicial causa muito dano
Ataque Especial decente para sua categoria evolutiva
5. Conjunto de Movimentos Versátil (Gerações Posteriores)
O conjunto de movimentos de Butterfree aumenta significativamente com o tempo:
Bola de Energia
Bola Sombria
Psíquico
Corte Aéreo
Zumbido de Inseto
Dança das Borboletas (Gerações 7–9)
Dança das Borboletas, em particular, melhora muito seu potencial de varrer o time adversário.
II. Principais Fraquezas
1. Defesa e HP Muito Baixos
A linha evolutiva de Caterpie é frágil em todos os estágios.
Butterfree pode desmaiar facilmente:
Contra golpes neutros fortes
Contra golpes prioritários
Contra ataques do tipo Pedra, Elétrico, Gelo e Fogo
2. Muito Fraco no Meio e Fim do Jogo (Exceto em Certas Gerações)
Butterfree para de escalar bem a menos que tenha Dança das Borboletas ou suporte de MT.
3. Dificuldades com Fraquezas Comuns
A dupla tipagem de Butterfree o torna vulnerável a:
Pedra
Gelo
Elétrico
Fogo
Voador
Pedra é especialmente perigoso (fraqueza quádrupla em muitas gerações devido à combinação Inseto/Voador).
4. Metapod é Passivo
Metapod só consegue "absorver golpes fracos e usar Endurecer", então há um pequeno período de lentidão antes de Butterfree evoluir.
III. Papel Recomendado para o Jogador (Todas as Gerações)
Ajudante no Início do Jogo
Butterfree brilha nos estágios iniciais de praticamente todas as gerações.
Distribuidor de Status
Seus pós facilitam muito a captura e o enfraquecimento de Pokémon selvagens.
Atacante Especial (Início/Meio do Jogo)
Confusão → Raio Psíquico → Vento Prateado/Zumbido de Inseto causam dano confiável.
Controlador em Estratégias
Pó do Sono continua útil mesmo no final do jogo.
Ataque com Quiver Dance (Geração 7 em diante)
O Butterfree moderno se torna muito mais perigoso.
IV. Análise de Funções Geração por Geração
Geração 1 (R/B/Y, FireRed/LeafGreen)
Pontos Fortes
A Confusão inicial é extremamente forte porque muitos Pokémon iniciais têm Ataque Especial baixo
Movimentos em Pó são potentes
Ótimo contra Pokémon do tipo Inseto e Veneno no início do jogo
Boas vantagens de tipo contra os Recrutas da Equipe Rocket
Pontos Fracos
Perde força mais tarde devido aos atributos baixos
Fraco contra muitas ameaças da Elite Four
Melhor Função para o Jogador:
Atacante especial no início do jogo
Utilidade do Pó do Sono
Pokémon de suporte para capturar ou enfraquecer inimigos
Geração 2 (G/S/C, HG/SS)
Pontos Fortes
Mais variedade de movimentos
Melhores movimentos especiais disponíveis
Ainda ótimo para suporte no início do jogo
Pontos Fracos
Enfrenta movimentos Elétricos/Gelo mais comuns
O poder não escala bem para o final do jogo
Melhor Função:
Utilidade/espalhador de status
Psíquico/causador de dano no início do jogo
Bom para capturar Pokémon errantes (graças ao Pó do Sono)
Geração 3 (R/S/E, FR/LG)
Pontos Fortes
Melhores opções de tutores de movimentos
Ainda útil no início do jogo
Rajada de Vento se torna do tipo Voador (melhor STAB)
Pontos Fracos
A divisão entre tipos físico e especial ainda não ocorreu → Inseto é físico, Voador é especial
Potencial de dano geral limitado
Melhor Função:
Substitui Pokémon do tipo Voador/Psíquico no início do jogo
Usuário de status contra batalhas difíceis
Boa utilidade em batalhas em dupla (função de suporte)
Geração 4 (D/P/Pt, HG/SS)
Pontos Fortes
A divisão de movimentos melhora a flexibilidade do moveset
Pode aprender movimentos melhores por TM
Decente no início e meio do jogo
Pontos Fracos
O ambiente competitivo é mais difícil para Pokémon frágeis
Melhor Função:
Atacante com utilidade mista
Pó do Sono + Retorno para reconhecimento
Atacante Psíquico/Inseto no início do jogo
Geração 5 (BW/BW2)
Pontos Fortes
Aprende Dança das Borboletas, uma grande melhoria
Ganha Zumbido de Inseto
Bom para batalhas individuais no jogo graças ao buff Movimentos
Fraquezas
Ainda frágil
Batalhas com clima instável podem puni-lo
Melhor função:
Atacante com Quiver Dance (início e meio do jogo)
Suporte com Sleep Powder
Ótima opção para jogadores que gostam de estratégias de preparação
Geração 6 (XY, ORAS)
Pontos Fortes
Dança das Borboletas continua incrível
A introdução do tipo Fada proporciona melhor sinergia com a equipe
Mais opções de tutores de movimentos
Pontos Fracos
As Mega Evoluções o superam em atributos brutos
Melhor Função:
Atacante com status e Dança das Borboletas
Utilidade inicial
Bom parceiro em batalhas em dupla com Pó da Fúria
Geração 7 (SM/USUM, Let's Go)
Pontos Fortes
Excelente acesso à Dança das Borboletas
Pó do Sono + Olhos Compostos (Habilidade Oculta) é poderoso
Movimentos como Corte Aéreo oferecem potencial para causar recuo
Pontos Fracos
Ainda frágil, mas mais ameaçador ofensivamente
Melhor Função:
Indutor de sono com Olhos Compostos
Atacante rápido com Dança das Borboletas
Em Let's Go: Pokémon de nível S no início do jogo
Geração 8 (Sword/Shield)
Pontos Fortes
A forma Gigantamax aumenta o ataque e a utilidade
Melhores movimentos de cobertura
Dança das Borboletas continua ótima
Pontos Fracos
A forma G-Max não corrige as fraquezas Fragilidade total
Melhor Função:
Atacante G-Max
Utilidade com Pó do Sono
Pokémon para carregar o jogo no início e para preparar o jogo no meio
Geração 9 (Escarlate/Violeta — transferência)
Pontos Fortes
A Terastallização elimina muitas fraquezas
Tera Flying, Tera Bug ou Tera Psychic podem ajudar a variar as funções
Pó da Fúria para batalhas em dupla
Pontos Fracos
Status totalmente evoluídos ainda modestos
Melhor Função:
Atacante com Quiver Dance potencializado por Tera
Pokémon de suporte de status
Usuário de redirecionamento em batalhas em dupla
V. Melhores Funções Gerais em Todos os Jogos
Atacante especial no início do jogo
Butterfree é um dos melhores causadores de dano no início do jogo na maioria das gerações.
Suporte de status (Sono/Atordoamento/Veneno)
Útil durante todo o jogo.
Auxiliar na captura
Sono é uma das melhores ferramentas de assistência na captura.
Ataque rápido com Quiver Dance (Geração 5+)
O Butterfree moderno pode causar um dano surpreendentemente alto.
Pokémon de suporte para batalhas em dupla
Com Rage Powder e outros pós.
Linha Evolutiva de Weedle — Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Aparência
A linha evolutiva de Weedle se destaca por sua rápida evolução, alta velocidade e alto ataque, sendo ideal para o início do jogo. Embora frágil, Beedrill se torna extremamente poderoso nas circunstâncias certas — especialmente em gerações que oferecem melhores golpes ou Mega Evolução. É icônico, estiloso e divertido para jogadores que apreciam Pokémon rápidos, porém frágeis, ou para desafios no início do jogo.
1. Pontos Fortes
Weedle
Evolução muito rápida no início do jogo — Weedle evolui rapidamente (níveis 7 e 10), dando a você uma vantagem inicial para construir uma equipe mais forte mais cedo.
Tipo Venenoso desde o início — Ser capaz de infligir Veneno (através de Ferrão Venenoso ou da habilidade Ponto Venenoso) ajuda a enfraquecer oponentes mais fortes no início da jornada.
Alta velocidade para um Pokémon do tipo Inseto básico — Weedle geralmente é mais rápido que outros Pokémon do início do jogo.
Kakuna
Defesa inicial robusta — Apesar de ter um leque limitado de movimentos, Kakuna possui uma Defesa surpreendentemente alta, permitindo que sirva como um escudo temporário enquanto você se prepara ou cura.
Evolução rápida — Alcança a forma Beedrill rapidamente, minimizando sua fraqueza como um casulo de estágio intermediário.
Beedrill
Um dos atacantes mais fortes no início do jogo — Alto Ataque e Velocidade posteriormente, especialmente a partir da Geração 3.
Ótima combinação STAB: Inseto + Veneno é super eficaz em rotas de Grama e Psíquico no início do jogo em algumas gerações.
Mega Beedrill da Geração 6 (onde disponível) —
Um dos Pokémon não lendários mais rápidos.
Ataque extremamente alto.
A combinação de Veneno/Inseto com U-turn se torna uma opção competitiva valiosa.
Estilo de jogo "atacar forte e escapar" semelhante ao de Sharpedo.
2. Fraquezas
Fraquezas Gerais
Defesas muito frágeis — Uma vez evoluído, Beedrill ataca com força, mas é facilmente derrotado por golpes poderosos.
Fraquezas comuns (Voador, Fogo, Psíquico, Pedra) dificultam mantê-lo vivo.
Repertório limitado de golpes iniciais — Weedle e Kakuna dependem principalmente de golpes simples até que Beedrill aprenda golpes melhores.
Notas sobre as Fraquezas Específicas de Cada Geração
Geração 1 (RBY):
Ataques do tipo Inseto eram fracos no geral.
Tipos Psíquicos dominavam, tornando Beedrill frágil e difícil de usar.
Gerações 2–5:
Ainda ofuscado por Insetos mais fortes (como Heracross, Scizor).
O repertório de golpes permaneceu muito limitado até que gerações posteriores adicionassem uma cobertura melhor.
Geração 6 em diante:
Mega Beedrill torna a linha evolutiva MUITO mais forte.
O tipo Veneno se torna mais valioso devido à introdução do tipo Fada.
3. Funções Recomendadas (Por Geração)
Geração 1
Função: Atacante inicial, espalhador de Veneno
Golpes do tipo Inseto são fracos aqui, mas Ferrão Venenoso ajuda a causar dano residual.
Funciona bem contra Pokémon do tipo Grama no início do jogo (como na Floresta de Viridian ou em alguns Ginásios).
Gerações 2–3
Função: Atacante físico rápido
Golpes como Agulha Dupla e, posteriormente, STAB Inseto/Veneno fazem de Beedrill um membro decente da equipe no início e meio do jogo.
Gerações 4–5
Função: Atacante de nível baixo, tipo Veneno utilitário
Bom para lidar com Pokémon do tipo Grama no início do jogo ou ameaças de envenenamento.
Ainda ofuscado por Pokémon do tipo Inseto mais recentes e fortes.
Geração 6 (Era da Mega Evolução)
Função: Atacante físico de alta velocidade / pivô de ataque e fuga
Com Mega Beedrill, torna-se uma ameaça legítima:
Retorno permite trocas rápidas e dano residual.
Golpe Venenoso destrói Pokémon do tipo Fada introduzidos na Geração 6.
Gerações 7–9
Função: Atacante rápido de nicho (se a Megaevolução estiver disponível no jogo)
Se a Megaevolução não estiver disponível, Beedrill retorna a uma função mais modesta.
Funciona bem para jogadores que gostam de Pokémon com alta velocidade, mas com alto poder de ataque.
Pontos Fortes, Fracos, Funções e Notas da Linha Evolutiva de Pidgey
Pidgey
Seu corpo pequeno e arredondado e suas delicadas penas marrons lhe conferem uma aparência amigável e pacífica.
A pequena crista em sua cabeça adiciona charme, fazendo-o parecer um companheiro tranquilo da floresta.
Pidgeotto
Tem uma aparência majestosa, porém acessível — suas penas mais longas e olhos mais penetrantes mostram que está ganhando confiança.
A crista cor de pêssego e a cauda listrada lhe conferem um toque natural, mas elegante.
Pidgeot
Um dos Pokémon pássaro mais elegantes de toda a série.
Sua crista dourada e vermelha ondulante lhe confere uma energia nobre, quase régia.
As asas elegantes e poderosas fazem com que pareça veloz e digno.
Mega Pidgeot enfatiza ainda mais essa beleza com uma plumagem grandiosa e imponente.
Linha Evolutiva de Pidgey — Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Aparência
1. Pontos Fortes
Pontos Fortes Gerais
Tipo Voador confiável no início do jogo
Disponível desde o início em quase todos os jogos em que aparece.
Ajuda os jogadores a lidar facilmente com os tipos Inseto e Grama do início do jogo.
Velocidade sólida e resistência respeitável
Pidgeotto e, principalmente, Pidgeot são mais rápidos e resistentes do que a maioria dos pássaros do início do jogo.
Conjunto de movimentos consistente
Acesso a movimentos como Rajada de Vento, Ataque de Asa, Ataque Rápido, Ás Aéreo e, mais tarde, Retorno, Vento de Cauda e Descanso.
Mega Pidgeot (Geração 6+)
Grande aumento no Ataque Especial.
A habilidade Sem Guarda faz com que movimentos como Furacão sempre acertem, dando a Pidgeot um verdadeiro potencial de varredura.
Estatísticas equilibradas
Não é frágil.
Não depende de truques.
Funciona bem para jogadores que preferem estabilidade a poder absoluto.
2. Fraquezas
Fraquezas Gerais
Fraquezas típicas do tipo Voador
Elétrico, Gelo, Pedra.
Golpes do tipo Pedra (especialmente Tumbas de Pedra no início do jogo) podem ser perigosos.
Poder ofensivo reduzido antes da Megaevolução
Muitos outros pássaros regionais em gerações posteriores (Staraptor, Talonflame, Corviknight) o superam em poder bruto ou utilidade.
Cobertura limitada
Seus ataques são confiáveis, mas não extremamente variados.
Notas sobre fraquezas específicas de cada geração
Geração 1:
O tipo Normal/Voador é onipresente, então Pidgeot parece menos único, apesar de ser forte.
Gerações 3–5:
Superado por Pokémon pássaros mais recentes com atributos mais fortes ou habilidades melhores.
Gerações 6–7:
Sem Megaevolução, o Pidgeot base é apenas moderadamente forte.
Com a Megaevolução, ele se torna um dos melhores atacantes especiais do tipo Voador.
Gerações 8–9 (sem Megaevolução):
Perde o aumento ofensivo que a Megaevolução lhe proporcionou. Ainda utilizável, mas torna-se uma "escolha de conforto" em vez de uma potência.
3. Função Recomendada ao Longo das Gerações
Geração 1 (RBY)
Função: Atacante Voador estável no início do jogo
Ótimo para lidar com Pokémon dos tipos Grama, Inseto e, posteriormente, Lutador.
Funciona bem como um membro confiável e rápido da equipe ao longo da história.
Geração 2–3
Função: Voador utilitário e atacante consistente
Bom para batalhas em geral, mas não a escolha mais forte.
Fornece acesso antecipado ao Fly (HM) para viagens pelo mapa.
Geração 4–5
Função: Atacante de velocidade e poder médios
Útil para jogadores que gostam de Pokémon do tipo Voador equilibrados e não frágeis.
Tem dificuldade em se destacar em comparação com os pássaros regionais mais recentes.
Geração 6 (Era da Mega Evolução)
Função: Atacante Voador Especial (com Mega Pidgeot)
O Hurricane se torna 100% preciso com No Guard.
Extremamente rápido e forte após a megaevolução. Funciona bem como finalizador no jogo.
Gerações 7–9 (sem Mega Evolução)
Função: Atacante rápido e consistente no modo história
Bom para derrotar treinadores dos tipos Grama, Inseto e Lutador.
Ideal para jogadores que desejam uma escolha clássica e estável do tipo Normal/Voador.
Resumo
A família Pidgey é uma linha clássica, confiável e equilibrada do tipo Voador que auxilia os jogadores durante as batalhas do início e meio do jogo. Oferece velocidade, estabilidade e uma boa cobertura de tipos. Embora nem sempre seja o pássaro mais forte em cada geração, seu design elegante e desempenho confiável o tornam um dos favoritos dos fãs em toda a série Pokémon.
Se desejar, também posso abordar outras linhas evolutivas da Geração 1 ou comparar Pidgeot com outros pássaros regionais ao longo das gerações.
Linha Evolutiva do Rattata — Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Aparência
Rattata
Seus olhos brilhantes e tamanho pequeno o fazem parecer alerta, enérgico e pronto para se aventurar.
A pelagem roxa lhe confere um estilo único e vibrante, diferente dos roedores do mundo real, tornando-o memorável e charmoso.
Seus grandes dentes da frente lhe dão personalidade sem parecer intimidador.
Raticate
Suas bochechas redondas e rechonchudas e seus bigodes fortes lhe conferem uma aparência forte, porém expressiva.
Os grandes incisivos, embora poderosos, lhe dão uma aparência ousada e destemida — perfeita para um Pokémon que nunca foge de desafios.
Seu pelo áspero e ligeiramente selvagem adiciona personalidade e o faz parecer um sobrevivente experiente de todas as florestas e vielas.
1. Pontos Fortes
1. Extremamente Rápido para um Pokémon de Rota Inicial
Rattata possui uma Velocidade muito alta em comparação com outros Pokémon do tipo Normal de rotas iniciais.
Isso permite que ele:
Ataque primeiro na maioria das batalhas iniciais
Finalize oponentes enfraquecidos com facilidade
Ajude os jogadores a escapar de lutas difíceis com facilidade
2. Ataque sólido desde o início
Rattata causa um dano surpreendentemente alto graças a:
Alto Ataque inicial
STAB em golpes do tipo Normal (que têm boa cobertura neutra)
3. Conjunto de golpes versátil
Ao longo das gerações, Rattata/Raticate pode aprender:
Golpes do tipo Sombrio (Mordida, Triturar, Golpe Baixo)
STAB do tipo Normal (Ataque Rápido, Hiper Presa, Super Presa)
Golpes de cobertura (Roda de Chamas, Areias Ardentes, Bola Sombria, Raio de Gelo em algumas gerações)
Golpes de status (Tóxico, Onda Trovejante em gerações mais antigas)
Isso permite que ele se adapte a muitos desafios do início do jogo.
4. Golpe característico: Super Presa
Super Presa reduz o HP do inimigo pela metade, independentemente do nível ou dos atributos. Isso confere a Raticate um nicho único em:
batalhas contra chefes
capturar Pokémon selvagens fortes
causar dano residual em inimigos resistentes
enfraquecer inimigos para os companheiros de equipe
5. Rattata/Raticate de Alola (Geração 7)
As formas de Alola adicionam a tipagem Noturna/Normal, proporcionando:
Imunidade a Psíquico
Acesso a golpes Noturnos poderosos
Uma construção mais resistente com atributos mais robustos
Isso adiciona um estilo de jogo diferente.
2. Fraquezas
1. Muito Frágil
Rattata e Raticate têm baixa resistência. Eles podem ser derrotados com um único golpe por:
golpes neutros fortes
golpes do tipo Lutador
golpes prioritários de Pokémon mais fortes
2. Tipo Normal é Previsível
Embora Normal seja versátil, não causa dano super efetivo em nenhum tipo.
Isso limita o potencial ofensivo em batalhas posteriores.
3. Ultrapassado em Gerações Posteriores
Muitos Pokémon de fases mais avançadas ofuscam Raticate devido a:
melhores atributos
melhores habilidades
conjunto de movimentos mais forte
Mas Raticate continua útil no início do jogo.
4. Fraquezas do Raticate de Alola
Fraco contra Lutador e Fada
Lento em comparação com o Raticate de Kanto
Mais específico do que universalmente forte
3. Melhores Funções para Jogadores em Cada Geração
Abaixo está a função recomendada para Rattata/Raticate por geração.
Geração 1 (RBY)
Função: Atacante rápido no início do jogo e usuário frequente de Presa Hiper
Presa Hiper é incrivelmente forte nas mecânicas da Geração 1 (alto dano base, acesso antecipado).
Bom para limpar muitas rotas e treinadores no início do jogo.
Pode se manter viável até o meio do jogo devido à sua velocidade.
Geração 2 (GSC)
Função: Pokémon para finalizar partidas e utilidade no início do jogo
Menos dominante do que na Geração 1, mas ainda confiável no início.
Presa Super oferece utilidade no meio do jogo.
Bom para causar dano residual contra oponentes resistentes.
Geração 3 (RSE/FRLG)
Função: Atacante estável no início do jogo
Perde um pouco de poder devido às limitações de seus golpes, mas ainda é rápido e confiável no início.
Melhor para limpar rotas, não para o final do jogo.
Geração 4–5 (DPPt/BW)
Função: Debuffer de utilidade (Super Presa + status) ou finalizador rápido
A velocidade continua boa.
Super Presa ganha mais valor tático.
Ainda frágil, então sua função muda para causar dano residual de suporte.
Geração 6 (XY/ORAS)
Função: Atacante no início do jogo / especialista em dano residual
A introdução do tipo Fada prejudica sua defesa.
Bom no início, mas não escala bem.
Geração 7 (Sun/Moon – Formas Alola)
Raticate de Kanto Função: Atacante rápido com Técnico/Mandíbula Forte
Técnico aumenta o poder de golpes como Ataque Rápido, Perseguição e Mordida.
Mandíbula Forte (Habilidade Oculta) potencializa golpes de mordida do tipo Sombrio.
Função do Raticate de Alola: Tanque resistente dos tipos Sombrio/Normal
Útil para jogadores que desejam uma opção mais defensiva no início do jogo.
Bom contra tipos Psíquico e alguns Fantasma.
Tem dificuldades contra Lutador/Fada.
Geração 8–9 (Sword/Shield / Scarlet/Violet via transferência)
Função: Utilidade de nicho / Especialista em Super Presa
Fica atrás de espécies mais fortes, mas se mantém relevante graças a:
Super Presa
Golpe Baixo
Boa Velocidade
Melhor utilizado como atacante de suporte.
Melhores Usos Gerais para Jogadores
Atacante principal no início do jogo (forte e rápido desde o começo)
Usuário de Super Presa (excelente contra oponentes resistentes)
Limpa rotas com Ataque Rápido e Hiper Presa
Suporte contra status/Tóxico nas gerações em que pode aprendê-los
Atacante utilitário rápido com Golpe Baixo ou golpes de cobertura
Linha Evolutiva do Spearow — Pontos Fortes, Pontos Fracos, Funções e Aparência
Spearow
Seus olhos aguçados e alertas e suas penas eriçadas conferem a ele uma personalidade impetuosa e enérgica.
A coloração vibrante o destaca de outras aves precoces.
Seu visual compacto e determinado combina perfeitamente com seu estilo de jogo agressivo.
Fearow
O bico longo e o design aerodinâmico do Fearow fazem com que ele pareça uma ave feita para velocidade e caça — uma silhueta muito legal e distinta.
As penas esvoaçantes do pescoço lhe conferem uma aparência majestosa, quase orgulhosa.
Sua paleta de cores — marrons terrosos e vermelhos quentes — lhe dá uma estética elegante, porém feroz.
Fearow tem uma vibe clássica de "ave predadora" que o faz parecer poderoso e independente.
1. Pontos Fortes
1. Atacante muito forte no início do jogo
Spearow é um dos Pokémon iniciais mais fortes da série porque:
Aprende Bicada imediatamente (um ótimo golpe do tipo Voador no início do jogo)
Possui um Ataque excelente para o seu nível
É mais rápido que a maioria dos Pokémon das rotas iniciais
Pode derrotar oponentes dos tipos Inseto, Grama e Lutador com facilidade.
2. Fearow é rápido, forte e evolui cedo
Fearow evolui no nível 20, muito antes de muitos Pokémon evoluídos.
Ele ganha:
Alta Velocidade
Alto Ataque
Bom leque de golpes do tipo Voador
Golpes STAB eficazes como Bicada Perfurante e, mais tarde, Ás Aéreo
Fearow geralmente supera muitos Pokémon dos tipos Normal/Voador até o meio do jogo.
3. Acesso a poderosos golpes do tipo Voador
Fearow aprende:
Pecada Perfurante (um dos melhores golpes físicos do tipo Voador por muitas gerações)
Corrida Perfurante em gerações posteriores (cobertura contra o tipo Terrestre!)
Retorno para pivotar (em jogos que suportam)
Isso o torna surpreendentemente versátil.
4. Ótima cobertura de tipos
Em gerações posteriores, Fearow pode cobrir:
Elétrico (Corrida Perfurante)
Pedra (Asas de Aço)
Grama/Inseto/Lutador (STAB do tipo Voador)
Psíquico/Fantasma (com golpes do tipo Noturno em alguns jogos)
Isso lhe dá mais flexibilidade do que a maioria dos Pokémon antigos.
2. Fraquezas
1. Defesas frágeis
Fearow é rápido e forte, mas muito frágil.
Não aguenta:
Ataques Elétricos fortes
Raio de Gelo
Golpes do tipo Pedra (especialmente Deslizamento de Pedras)
Prioridade de Pokémon fisicamente fortes
2. Superado por pássaros regionais posteriores
A partir da Geração 3-5, muitos pássaros mais recentes ofuscam Fearow:
Swellow (mais rápido)
Staraptor (muito mais forte)
Talonflame (prioridade + tipo Fogo)
Corviknight (resistência + utilidade)
Fearow continua sólido, mas não é mais um dos melhores.
3. Utilidade limitada no final do jogo
Fearow não possui:
Golpes de preparação (como Dança das Espadas em outros pássaros)
Utilidade defensiva
Habilidades únicas
Megaformas ou formas regionais
Portanto, tende a atingir seu auge no início ou meio do jogo.
4. Tipo Normal/Voador é comum
Isso lhe confere:
Fraquezas a Elétrico, Gelo e Pedra
Nenhum alvo super efetivo com STAB Normal
Embora se beneficie de dano neutro que pode ser usado repetidamente. 3. Melhores Funções em Cada Geração de Jogos
Geração 1 (RBY)
Função: Um dos melhores atacantes Voadores do início do jogo
Fearow com Bicada Perfurante é extremamente forte.
Causa muito mais dano que Pidgeot.
Permanece viável durante a maior parte da história.
Geração 2 (GSC)
Função: Atacante rápido no meio do jogo
Ainda forte, mas Bicada Perfurante só chega mais tarde.
Útil contra tipos Grama, Inseto e Lutador.
Não tão dominante quanto na Geração 1.
Geração 3 (RSE/FRLG)
Função: Atacante rápido e confiável
Bom para limpar rotas rapidamente.
Útil em FRLG, particularmente devido às opções limitadas de Voadores.
Começa a ser ofuscado por outros pássaros (Swellow), mas ainda é bom.
Geração 4–5 (DPPt/BW)
Função: Atacante sólido no modo história
A velocidade continua útil.
O acesso ao Drill Peck mantém o dano alto.
A competição se torna muito acirrada (Staraptor, Braviary, etc.).
Geração 6–7
Função: Atacante físico de nicho
Ganha novos golpes como Drill Run para maior cobertura.
Sem Mega Evolução ou novas formas, sua função é limitada.
Ainda é bom para jogadores que querem um Pokémon rápido e agressivo para a história.
Geração 8–9 (jogos de transferência)
Função: Atacante rápido especializado para um jogador
Bom para nocautes rápidos.
Ainda forte com a combinação Drill Run + Drill Peck.
Raramente usado competitivamente, mas divertido de usar no jogo.
Resumo Geral da Função
Atacante físico de ataque rápido no início e meio do jogo
Limpa rotas com golpes STAB fortes
Atacante de cobertura (opções de Ground e Steel em gerações posteriores)
Atacante físico de ataque e fuga graças à alta Velocidade